Pintura Mediúnica (Psicopictoriografia)
A pintura transporta a alma acariciando os olhos.
(Flandrin - Revista Espírita, 1867, março, Dissertações espíritas, Comunicação coletiva.)
A pintura mediúnica é uma das diversas e muitas manifestações do processo de comunicação dos espíritos, talvez, a mais poética e com maior expressividade que se eterniza através das pinceladas em tela e nos deixa a beleza da arte.
A mediunidade de pictografia exige por parte do médium interesse em conhecer ou ao menos o esforço em entender as técnicas, sem que com isso sejam pintores ou artistas naturais, mas a sensibilidade e estética por parte destes facilitam o trabalho dos espíritos que encontram receptividade.
Na nossa Casa do Caminho temos médiuns com essas particularidades e que desenvolvem o trabalho de pintura mediúnica que além de permitirem que os espíritos possam nos presentear com belos quadros, ainda apoiam o trabalho de auxílio aos encarnados que nos procuram na emergência espiritual. Os quadros são entregues como complemento do tratamento, que trazem algo em que possa ajudar no processo de recuperação. A temática de cada obra é específica para o auxílio íntimo de cada atendido.
Como nos diz Alfred de Musset na obra já citada "Então a poesia, a música e a pintura são irmãs e se dão as mãos; uma para abrandar o coração, outra para suavizar os costumes e a última, para abrir a alma; as três para vos elevar ao Criador."
Abrir a alma, nos elevar ao Criador é o objetivo.