Literatura Espírita

Literatura Espírita abrange a edição de vários romances, poesias, dramaturgias, contos e de publicações em periódicos, visando a disseminação dos ideais espíritas, com o objetivo de estimular os leitores a cultivarem os ensinamentos morais e espirituais contidos nestas obras. Normalmente os livros são psicografados, quer dizer, produzidos pelos espíritos através do médium, que transpõe para o papel as informações transmitidas mentalmente pelos seres desencarnados.

A partir de um determinado momento, houve a necessidade de estruturar o movimento espírita, principalmente através da propagação dos princípios doutrinários. Pode-se afirmar, portanto, que a produção literária espiritual nasceu no seio dos grupos de estudo, que se formavam justamente para debater as questões referentes à Doutrina. Este código moral passou a ser transmitido por meio de variadas obras, integradas especialmente por livros psicografados.

O Brasil constituiu-se como o berço por excelência desta literatura, principalmente depois da década de 30. Surgiram então diversas editoras, já direcionadas para este trabalho de disseminação dos temas espirituais. Com este movimento literário os adeptos do Espiritismo pretendem autenticar os eixos essenciais da Doutrina, ou seja, o aprimoramento moral contínuo e a prática da caridade, a questão da reencarnação, ponto nuclear do progresso do espírito, e a possibilidade da interação entre o mundo dos vivos e a esfera dos mortos.